SICAF é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, e para qualquer um que queria vender para alguma entidade governamental, é necessário a retirada desse cadastro.
Mas você sabia que o processo mudou? Agora microempresas, empresas de médio porte e MEI, não precisam mais do certificado digital para se credencial no SICAF.
Antes, era necessário o certificado digital, ou e-CNPJ de pessoa jurídica, ou certificado digital e CPF para pessoa física. E só assim era possível realizar seu cadastro no SICAF.
Mas por que é importante o SICAF?
O SICAF se faz importante, pois só com ele você consegue acessar o maior portal de compras do governo federal. Por isso, é importante possuir o cadastro no SICAF.
Mas agora, o processo se desburocratizou, e está mais simples, e o que facilitou para empresas, e tornou o processo muito mais simples e barato.
Antes, para retirar seu certificado digital, você tinha que pagar para isso, mas hoje, já que não se faz necessário a apresentação do mesmo, o processo para retirar seu SICAF se tornou gratuito!
No canto superior direito da tela, clique em “Entrar”
Digite seu CPF para criar sua conta…
Agora é muito simples! Depois de realizar seu cadastro, acesse“minha área”e vá em “privacidade”e em “selos de confiabilidade” faça uma pequeno cadastro que pode ser realizado por diversas vias – INSS, SIGEPE, Biometria, Correios, Via Banco do Brasil, Bradesco etc…
Depois de realizar esse cadastro, acesse o SICAF através do site www.gov.br/compras
Clique em entrar, e faça um cadastro simples.
E pronto! Seu SICAF está realizado, e você pode começar a organizar, e realizar futuras licitações.